Tomadas em Portugal

Para quem está com alguma dúvida sobre as tomadas aqui em Portugal, agora chegou a hora de iluminar esta questão. Normalmente as pessoas se preocupam apenas com a Voltagem, mas existe também os Hertz.

Corrente Elétrica

Aqui as tomadas são: 220V 50Hz

O que significa isso?

Se colocar aparelho, 110V, que são comuns no Brasil, queima.

Se colocar aparelho feito para 60Hz pode apresentar funcionamento diferente do esperado. Para facilitar a explicação, se colocar um rádio relógio feito para 60Hz, na corrente 50Hz, o minuto (60 segundos) terá o equivalente a 50 segundos, ou seja, o minuto fica mais curto, então o relógio estará sempre atrasado e não vai servir para nada a não ser te fazer chegar sempre atrasado. Ou então se for um aparelho que tiver algum motor, como uma máquina de lavar, acontece o mesmo fica mais devagar em torno de 20%.

Então, caso esteja querendo trazer aparelhos elétricos para Portugal, confira nas especificações do aparelho se ele suporta 220V 50Hz.

Aparelhos como celular e computador, normalmente tem a fonte bivolt, 110-220V e 50-60Hz. Funcionam normalmente, o que talvez precise é de um adaptador.

Tomadas em Portugal

As tomadas em Portugal, tem o formato do Plug  redondo, um pouco mais grosso do que usado no 110V que normalmente usamos no Brasil. Mas é possível colocar o plug de aparelho bivolt não fabricados aqui, tranquilamente.

 

entrada-tomada-portugal

Entrada tomada

plug-tomada-portugal

Plug

 

Adaptador

Como existem muitos tipos de Plugs espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil, existem adaptadores universais que são muito úteis nestes casos. É possível comprá-los em lojas de produtos eletrônicos ou até no supermercado.

Adaptador Universal

Adaptador Universal

 

Levar aparelhos para o Brasil

Caso queira comprar em Portugal algum aparelho lembre-se que eles serão 220V 50Hz. E como no Brasil, a corrente pode ser 110V 60Hz ou 220V 60 Hz, lembre-se de usá-los sempre no 220V e  pode ser que o tipo de aparelho apresente funcionamento diferente do esperado por causa dos 50Hz, neste caso, no Brasil, ficam mais rápidos os aparelhos com motores de rotação e o tempo fica mais adiantado em rádios relógios por exemplo.

Comentários

comentários

Leonardo

Leonardo

É isso aí...