“Se ainda há vida ainda não é finda”

Eu poderia ter dado um título muito mais objetivo a esse texto, como por exemplo: “Vale a pena uma visita à Casa Fernando Pessoa”. Mas a verdade é que sempre quis usar essa frase [liiiinda] dele em algum lugar. Hihi Então vai esse título mesmo!

A visita à casa em que Fernando Pessoa morou por mais tempo em Lisboa é, com certeza, muito especial. Ela é pequena e possui alguns poucos objetos pessoais do escritor. Somente seu quarto foi reconstituído tal qual era na época, o resto dos aposentos do pequeno prédio precisaram ser todos reconstruídos internamente. Isso porque a construção sofreu muito com a ação do tempo e a falta de manutenção. Ela foi por um longo período pivô de uma briga familiar, até que por fim, o governo de Lisboa tomou a iniciativa de compra-la e fazer dela um museu sobre um dos principais poetas da língua portuguesa.

Pra quem gosta de Fernando Pessoa é um passeio bem legal (difícil é achar quem não goste, não é mesmo?). Mas preciso dizer que um dos principais motivos da minha empolgação com o museu, foi o fato de ter feito uma visita guiada. Infelizmente não me lembro o nome do guia que nos acompanhou, mas ele falava com tanta admiração e entusiasmo sobre a vida e obra de Fernando Pessoa que era possível passar horas ouvindo o que ele tem a dizer (além das duas que já ficamos por lá rsrs). Então fica aqui a dica: se te interessa o tema não deixe de agendar um visita guiada no site. Elas acontecem toda segunda e sábado e os valores não devem ultrapassar 3 euros.

O boletim de Fernando Pessoa.

O boletim de Fernando Pessoa.

Seus famosos óculos.

Seus famosos óculos.

O espaço também funciona como centro cultural, então é legal ficar atento às programações dos eventos que são bem interessantes. Há uma biblioteca que é acessível à todos e funciona de segunda a sexta das 10 às 18 horas, um restaurante logo ao lado e uma pequena livraria na entrada.

Foi nessa livraria que saí com essa belezinha abaixo, o livro “Mensagem” de Fernando Pessoa com ilustrações de Pedro Sousa Pereira.

Fernando-Pessoa-7

Fernando-Pessoa-6

 

Vale lembrar que Fernando Pessoa viveu em diversos locais em Lisboa, e você provavelmente passará por alguns deles. Mas a maioria eram quartos alugados. Essa foi a primeira casa (com mais de um cômodo) que ele morou e foi a que por mais tempo ficou.

Para que não confunda, segue aqui o endereço e contatos:

Rua Coelho da Rocha, 16. Campo de Ourique, Lisboa

CONTATOS TELEFÔNICOS

Geral: +351 213 913 270

Biblioteca: +351 213 913 276

CONTATOS EMAIL

Geral:info@casafernandopessoa.pt

Biblioteca: biblioteca@casafernandopessoa.pt

Visitas Guiadas: visitas@casafernandopessoa.pt

 

 

 

 

 

Comentários

comentários

Juliana

Juliana

"Antes no Brasil, agora a morar no país que não usa gerúndio"