Tudo o que você precisa saber para entrar em Portugal

Esse post nasceu com a intenção de ser um guia com respostas às principais dúvidas que recebemos de amigos e parentes que estão com viagem marcada. Então, se você está com passagens compradas ou ainda planejando uma visita à terrinha, confira as dicas abaixo:

  • Brasileiros precisam de visto para entrar em Portugal?
  • Não é necessário tirar visto prévio para entrar em Portugal se você estiver viajando a turismo (por um período de no máximo 90 dias). Mas existe uma lista de documentos exigidos e que eventualmente podem ser cobrados na entrada do país. Não é comum que as autoridades solicitem todos esses documentos no aeroporto, mas é prudente que os levem porque de fato eles são obrigatórios.
  • Quais são os documentos necessários?
  • De acordo com a Embaixada Portuguesa é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:
  1. Passaporte válido. Esse item parece óbvio, mas existe um detalhe que pouca gente conhece e pode causar muita dor de cabeça, lembre-se sempre que o documento deve estar válido até 90 dias após a saída de solo europeu. Isso quer dizer que se você for ficar 15 dias viajando, o seu passaporte tem que estar válido por 3 meses e 15 dias do início da viagem;
  2. Passagem de ida e volta;
  3. Reserva de hotel/hostel ou carta convite caso se hospede na casa de alguém;
  4. Você deve ter também uma quantia em dinheiro (ou cartão/travel card) suficientes para manter-se durante toda a estadia. A informação da Embaixada Portuguesa é de que o viajante possua 75 euros para cada entrada no país e 40 euros por cada dia de viagem.
  • É preciso ter carteira de motorista internacional para dirigir em Portugal?
  • Na teoria não é necessário se você for ficar por menos de 180 dias, mas na prática quase todas as locadoras acabam por exigi-la. Por sorte, é um documento fácil de tirar no Brasil, lembro que tirei a minha pela internet mesmo no site do Detran de São Paulo. Mas para mais informações sobre isso e melhor que consulte o Detran do seu Estado. E não se esqueça de ter a habilitação original sempre consigo, pois a internacional não é válida sozinha.
  • É obrigatório ter um seguro viagem internacional?
  • É obrigatório sim! Você pode contratar um seguro viagem particular, ou, pra quem é inscrito no INSS, pode se informar sobre o PB04 no Ministério da Saúde do Brasil. Ele é um acordo que existe entre Portugal e Brasil que dá o direito dos brasileiros serem atendidos em hospitais públicos de Portugal. É super fácil e rápido de tirar, segue o contato do Ministério em São Paulo para mais informações: Nove de Julho 611 – 2 andar – Cj 202 – Tel: (11) 3241 2197
  • Quantas malas posso levar do Brasil para Portugal?
  • Cada passageiro tem direito de despachar duas bagagens de 32 quilos cada uma e mais uma mala de mão de 10 quilos (e acredite, isso é muita coisa!). Fique atento, no entanto, para não ultrapassar os limites caso faça outras viagens entre países europeus durante suas férias. Isso porque os vôos internos pela Europa permitem apenas uma bagagem de 23 quilos por passageiro.

A princípio, essas foram as questões que consegui me lembrar. Se tiverem algo a acrescentar, por favor, falem nos comentários. Assim podemos completar o post e tirar as dúvidas de mais gente 😉

 

Comentários

comentários

Juliana

Juliana

"Antes no Brasil, agora a morar no país que não usa gerúndio"