Guimarães

Qual a melhor forma de começar este blog se não escrevendo sobre a cidade considerada o berço de Portugal? Que deu iniciou a esta nação da qual vamos tanto falar.

A cidade a qual me refiro é Guimarães, uma pequena e encantadora cidade do norte de Portugal. Confesso que até chegar aqui, nunca tinha escutado falar desta cidade, conhecia apenas Lisboa, Porto e Coimbra. E fiquei de certa forma surpreso ao saber que foi desta região que nasceu Portugal.

aquinasceuportugal

O Centro Histórico de Guimarães é Património Mundial da UNESCO. Para quem gosta do visual de cidade medieval é uma cidade para se conhecer. Diria até que parques temáticos poderiam usar esta cidade como referência, pois ela mesma parece um cenário.

O Centro Histórico, como um bom centro de cidade, tem uma Igreja, uma praça cercada de restaurantes e ruas estreitas com casas umas coladas nas outras e tudo de pedra.

guimaraesruas

Subindo as ruas do Centro Histórico é possível chegar até o Castelo de Guimarães que data o séc. X, construído para proteção contra ataques dos muçulmanos.

castelodeguimaraes

Perto do Castelo podemos ver a estátua de D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal e logo ao seu lado temos a entrada do Palácio dos Duques de Bragança, construído no séc. XV.

estatuadafonsohenriques

Este ao contrário do Castelo onde se encontram apenas a estrutura, ainda possui camas, grandes mesas de madeira, tapeçaria, objetos de decoração, armas. Dá para ter uma boa ideia como eram as instalações e alguns costumes da época em que era usado como moradia.

palaciodosduquesdebraganca

A cidade encontra-se em um vale ao pé de uma montanha, onde em seu topo está localizada a igreja da Penha, onde é possível chegar usando o teleférico, lá temos uma linda vista de toda a cidade.

vistapenha

O passeio pode ser feito todo em um dia, a cidade é bem pequena. Vale a visita.

Comentários

comentários

Leonardo

Leonardo

É isso aí...

One Comment

Comments are closed.