Como tirar o NIF

Quem está pensando em vir pra Portugal para morar, com certeza já ouviu falar do NIF. Senão ouviu falar ainda, ok, não se desespere rs, porque fizemos um post com tudo o que você precisa saber para ter o seu em mãos. Eu tive muita dificuldade em achar um site oficial, blog, ou qualquer coisa que me guiasse para eu tirar o meu número de Contribuinte e infelizmente foi beem difícil achar algo sobre. Então, realmente espero que isso possa ajudar outras pessoas!

Vamos aos tópicos:

O que é o NIF?

O significado da sigla é Número de Identificação Fiscal, mas as pessoas costumam chamar também de número de Contribuinte, ou somente Contribuinte. O NIF equivale ao CPF no Brasil, também existe o NIF para empresas (que seria o nosso CNPJ) mas por enquanto vamos tratar só do que se refere à pessoa física mesmo.

Assim como o CPF, o NIF é necessário pra quase tudo. Você precisa dele para abrir uma conta no banco, alugar um imóvel, assinar contrato de trabalho, pedir o número de Contribuinte na nota (assim como pedimos a nota fiscal em São Paulo rs), fazer matrícula em universidades, entre outras coisas.

Quem pode tirar o NIF:

Todos os cidadãos portugueses, imigrantes que possuam dupla nacionalidade (passaporte europeu) e imigrantes de outros países que possuam visto.

Onde tirar o NIF:

Você pode tirá-lo nos balcões de atendimento da Autoridade Tributária e Aduaneira (ou Finanças como eles também chamam aqui) e nos balcões das Lojas do Cidadão (que é como se fosse o Poupa Tempo de São Paulo)

Documentos Necessários:

Você só precisa levar o seu passaporte (se tiver nacionalidade europeia leve somente o passaporte europeu) e um comprovante de residência.

Aviso importante: se não tiver comprovante de residência ainda, você deverá ir acompanhado de uma pessoa que assinará o seu pedido de NIF como seu responsável legal em Portugal. Isso significa que o endereço dessa pessoa ficará registrado no seu NIF , mas você poderá alterar isso mais tarde quando finalmente tiver residência. Essa pessoa deverá levar seus próprios documentos quando for ao estabelecimento fazer a solicitação com você: cartão do cidadão, NIF ou passaporte.

Outra observação importante: eu tirei meu NIF com meu passaporte espanhol, mas antes disso dois funcionários exigiram que eu apresentasse comprovante de residência na Espanha (e isso realmente não fazia sentido). Se isso acontecer com vocês, tentem outro dia ou em um outro estabelecimento. As informações entre eles são confusas mesmo, mas é direito de qualquer cidadão europeu que tenha passaporte, então…insista!

Informações adicionais:

  • O custo para tirar o NIF é de 10,20 euros pagos em dinheiro.
  • Sei que ele sai na hora em Lisboa e Porto, nas outras cidades talvez demore mais para ficar pronto. Atualmente não se fazem mais cartões do NIF, então você sairá de lá apenas com um papel impresso (guarde-o muito bem pois esse é o seu documento rs). Se quiser poderá pedir para adicionar o número do seu NIF no seu Cartão de Cidadão.
  • Não é possível tirar por internet, apenas ao vivo nos locais indicados acima. E também não é necessário marcar horário.

Bom, acho que é tudo o que me lembro. Se tiverem mais dúvidas podem deixar abaixo e podemos juntos complementar o post. 😀

Comentários

comentários

Juliana

Juliana

"Antes no Brasil, agora a morar no país que não usa gerúndio"

37 Comments

  1. Como faço para consegui um NIF em Portugual estou no brasil enviando curriculo para empresas e elas pedem o NIF.

  2. Como faco para conseguir um NIF em portugual ainda estando no Brasil, estou enviando curiculos mas as empresas pedem o número do NIF.

  3. ola bom dia. gostaria d uma informacao.ja residi em portugal e possui residencia. voltei ao brasil e perdi esse documento q tambem ja venceu. gostaria d saber como faco pra saber o meu numero d contribuinte e seguranca social. o unico documento q possuo é o cartao d utente. tem como atraves d cartao d utente consegui recupera o cont e a seguranca social? grata

  4. Olá, Juliana.
    Tenho passaporte português, estou indo de férias para Portugal agora em outubro. Dúvida: como cidadã portuguesa, posso apresentar um comprovante de residência do Brasil para tirar o NIF?

  5. Olá Juliana, me tira uma dúvida rápida… o “senhorio” tem que ir pessoalmente com você ou ele pode apenas dar uma declaração de moradia (termo de responsabilidade de habitação) dizendo que você está na casa dele?

  6. Vou me mudar para Portugal com passaporte alemão e sempre fico com essa dúvida, para alugar apartamento vc precisa do NIF mas, para tirar o NIF vc precisa do comprovante de residência…fica confusa qual o primeiro passo?? Acho que arranjo um contrato de aluguel, depois tiro o NIF, depois abro uma conta, depois agendo o SEF…seria isso?

  7. Queria saber quais os documentos necessários para tirar o NIF de duas sobrinhas, filhas de minha irmã falecida que moram no Brasil e são brasileiras, pois as mesmas são herdeiras de meu pai que faleceu em setembro de 2016. Eu sou Português, residente no Brasil. Sou o cabeça de casal e vou para Portugal para dar entrada na habilitação de herdeiros e para dar inicio ao inventário. E me parece que todos os herdeiros tem que ter o NIF ?, queria saber quais documentos levar de minha sobrinhas, visto que elas não tem passaporte . se será preciso alguma procuração? (qual é o modelo da mesma?) e se pode ser em meu nome ou em nome de uma pessoa que more em Portugal
    Somos quatro herdeiros pricipais : TODOS RESIDENTES NO BRASIL
    ANTONIO JANUARIO GUERRA .67 ANOS , PORTUGUES
    JOSE JANUARIO GUERRA. 59 ANOS COM DUPLA CIDADANIA
    MARIA DE FATIMA JANUARIO GUERRA: BRASILEIRA (Falecida que tem duas filhas : JESSICA E JENNIFER*)
    DOMINGOS JANUARIO GUERRA: BRASILEIRO, 55 ANOS já deu entrada para a dupla cidadania e vai a Portugal comigo.
    N/B exceto o Jose , todos nós precisamos do NIF
    Principalmente(*)
    Queria que por gentileza, nos enviassem os documentos necessários para efetuar a habilitação de herdeiros e obter o NIF.
    Desde já fico mui grato.
    ANTONIO J GUERRA

  8. Bom dia. Pediram-me para dar a minha morada para conseguirem o NIF. Eu não tenho muita confiança com a pessoa, a minha dúvida é dos problemas que eu possa ter ao fazer isso.

  9. Preciso tirar o Nif para arrendar um imovel e nao conheco ninguem pra ser meu representante fiscal, teria alguem se pode auxiliar ? Mesmo com custos .

    • Se você não tiver nenhuma restrição na junta tributária do Brasil e tiver bons antecedentes não vejo nada que o impeça de conseguir um representante.

  10. Boa noite, gostaria de uma dica ou modelo de procuração para autorizar um morador de Portugal fazer o meu NIF enquanto ainda estou no Brasil.

  11. Ola, reside em Portugal no ano 2.000 e tirei tranquilamente o nif (contribuinte), ainda tenho ele, mas gostaria de saber se o fato de tê-lo e ter estado em Portugal com contrato de trabalho e cumprindo com todas as minhas obrigações me dá o direito de aplicar ou solicitar cidadania? No aguardo, Obrigado

  12. Bom dia, estou fazendo meus projetos para ir para Portugal porem tive uma noticia meio que desanimadora de pessoas que foram e estão tendo problema para pegar o numero do nif, segundo informações não mais esta sendo fornecido numero de nif para pessoas que chegam a Portugal com visto de turista, mesmo com contrato de trabalho esta sendo negado,

    Você que já mora em Portugal conseguiria essas informações para nos.???

    • É verdade. nao estão mais fornecendo o Nif para turistas, mas somente se uma pessoa residente for junto e assinar como responsável.

    • Para tirar o NIF sem ter visto de trabalho é obrigatório ter um “representante” que resida legalmente em território Português, sendo este cidadão Português ou estrangeiro legalmente estabelecido no País.

    • Para quem for vir mesmo como turista. Precisa trazer um comprovante de residência em seu nome e autenticada em Cartórios dirigir se à junta de freguesia com um comprovante de residência cá de Portugal e solicitar um atestado de residência depois apresentar se nas Finanças de Portugal acompanhado de um responsável sendo ele português ou mesmo alguém que resida legalmente em Portugal e fazer o pedido.
      Obs. Demora aproximadamente de seis à um ano para chegar na residencia

  13. Parabéns pela iniciativa e desprendimento em ajudar. Morei em Portugal e tenho o meu NIF, NIB, conta corrente ativa etc. Contas aluguel, energia, etc no meu nome. Mas não tirei o Cartão Cidadão pois voltei ao Brasil a cinco anos. Vou retornar à Portugal, preciso pagar os impostos anteriores (como faço?) vc saberia me informar se terei livre acesso nesse meu retorno à Portugal? Vc poderia me indicar alguém ou empresa para me prestar essa assessoria? Obrigada

  14. Gostaria de mais informações sobre o cartão contribuinte , e se ele serve para tirar a cidadania Portuguesa ,um abraço.

  15. Olá, estive em Portugal no ano de 2007 fiz o NIF e segurança social, logo após voltei pro Brasil, agora estou voltando a Portugal, mas em mudança perdi esse documento, posso requer a substituição do antigo ou tenho q tirar outro?

  16. Olá… em qual cidade e loja do cidadão você obteve seu NIF, tenho passaporte espanhol e fui à uma loja do cidadão que está me exigindo o comprovante de residência da Espanha. Grato.

  17. Olá! Muito bom site! Informações valiosas!!! Eu tenho passaporte alemão e somente com ele é possível para eu tirar o NIF? Ou preciso de um português para me representar? Meu marido é somente brasileiro, para ele tirar o NIF, ele precisa que alguém (português) seja o responsável por ele? Agradeço desde já…

  18. Gostaria de saber se para obter o NIF tem que ter o visto de residencia,pois no moneto meu esposo e eu queremos a principio comprar um imovel em Portugal,para irmos residir definitivamente daquei ha 3 anos.Estou confusa com asa informações visto que o consulado portugues aqui no rio de janeiro não te passa nenhuma informação.

  19. Olá! Juli muito obrigada pelas informações, realmente como você disse é difícil achar um lugar com as informações bem claras como aqui está! Eu estou decidida a imigrar para Portugal com meu noivo ano que vem e confesso que ainda estou um bebê nas pesquisas, preciso me aprofundar muito mais no que preciso fazer antes de ir e assim que chegar aí… A dúvida que tenho é em relação a esse visto que é requisito pra tirar o NIF se é apenas aquele de turista mesmo que viajamos sem precisar de nada e podemos permanecer até 3 meses ou é algum específico? Eu e meu noivo somos brasileiros apenas nada de outro passaporte ou descendentes portugueses :/

    • Oi Amanda, que bom que gostou da informação que passamos! Estamos tentando elaborar o máximo de posts úteis para quem vem morar aqui, porque eu realmente senti falta de algo que me ajudasse. Sobre o visto que você precisa ter para tirar o NIF, infelizmente não é esse de turista (o de 3 meses). Você tem que tirar um de trabalho (nesse caso já precisa ter um empregador que te dê o visto aqui), de estudante ou de qualquer outro tipo. Vamos tentar fazer em breve um post com os vistos possíveis para vir pra cá!
      Espero que tenha te ajudado!

      • Olá Amanda, tenho um sonho sem imenso de viver em portugal, me tornar cidadao portugues, abdicar-me da cidadania brasileira, e nao voltar mais ao Brasil, posso ir como turismo, nunca fui porq nunca soube de uma forma de ficar, eu sei que nao aguentaria voltar aqui. nao gosto de cultura, de absolutamente nada impunidade, impostos abusivos com desvios descarados, vergonha cultural do funk drogas e carnaval que a maioria ver como orgulho! em fim, infinitos fatos vergonhosos, quero mudar meu mundo, de país, e esquecer isso aqui. o que você poder me ajudar com informações serei muito grato. faço qualquer coisa licita e legal pra nao ser mais brasileiro. país injusto e sem nenhum lei que puna um criminoso que sai 8x da cadeia e a tv mostra que ele matou roubou etc… apos cada saida, e tv faz propaganda avisando que o governo ta do lado do crime, a favor do vermes sociais, isso é um estrategia politica da impunidade e medo criada na castilha maligna da escola de frankfurt que impera aqui nesse país eterno colonia composto de pessoas bestilizadas por todos os lados, sistema educacional marxista e tv corruptiva etc… ninguem sabe se vive apos sair de um caixa eletronico, em fim, são toneladas de pagina para imprimir todo o meu desgosto com o Brasil, eu pessoa pode ir como turista e tirar o nif com alguem de la e procurar emprego para ter direito a residencia? quero me tornar cidadão mesmo, ficar e contribuir. crescer, como cresci no brasil e desci por MEDO, aqui ninguem pode ter nada e relaxar. espero que tenha um dica pra mim. Boa tarde e obrigado pelo espaço.

      • Bom dia, estou indo para Portugal, não tenho emprego, e nem visto permanente, estou indo na cara e na coragem, sei que não será fácil de conseguir o NIF. Mas será impossível?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *